PET Indígena



Missão: 
Promover a apropriação do conhecimento acadêmico e seu dialogo com os conhecimentos indígenas gerando novas linhas de ensino, pesquisa e extensão nas universidades; promover a formação de intelectuais indígenas capazes de qualificar e mediar políticas públicas e contribuir para uma relação justa entre o Estado e os povos indígenas; promover o Bem Viver, conjugando conhecimentos adquiridos na universidade com os princípios e valores culturais das comunidades e territórios indígenas no Brasil.

TRADUÇÃO LÍNGUA BAKAIRÍ
Awiligue: 
kurâ domodo pima âsenomedâ tenamaze. universidadedâ kurâ domodo enomegodâri tenamaze, kurâ enomedâni tenamaze, âwiligue mâkâ governogue agâ âsewanize, enomedâni nhontano governo kurâ otai Univerdadedâ kurâ adâito niguize

Visão: 

Trabalhar para ser referência em questões territoriais, sociais, culturais e ambientais onde atuaremos com olhar inovador, no reconhecimento profundo da diversidade dos povos indígenas, em parceria com as lideranças, para a promoção, afirmação e autonomia dos povos indígenas.

                TRADUÇÃO LÍNGUA BAKAIRÍ
                Âenki: 
               âuturin, anano ekudo, ângaxiri e´ewenri warâ taize. Kurâ demodo, ataen-on                          domodo warâ.

Valores:

Valorização das nossas origens, fundamentados na ética, respeitando a pluriculturalidade e liberdade de expressão; Divulgação e efetivação de nossos direitos indigenistas. 

               TRADUÇÃO LÍNGUA BAKAIRÍ
                Tiwaneim
                kurâ iurâ anari, ina xunari âgâ karaiwa domodo, xina ataen-on.

Nenhum comentário:

Postar um comentário