PROGRAMA E TUTORIA
O
ingresso de estudantes indígenas nas universidades brasileiras possibilita um
reposicionamento histórico dos povos indígenas e da própria universidade frente
a esta realidade. A presente tutoria PET/Conexões de Saberes parte das relações
entre estudantes universitários indígenas que ingressam na UFPR e suas
comunidades de origem produzindo situações de ensino, pesquisa e extensão que
possibilitem situar a universidade como um mediador capaz de contribuir para a
implementação de políticas públicas mais adequadas a vida dos povos indígenas
no país. As atividades articulam-se metodologicamente na criação de um
Observatório dos Direitos Indígenas e estão pautadas pelo paradigma das
etnociências, visando ao fomento da reflexão crítica e da produção intelectual
indígena, a partir do exercício dialógico e intercultural com diferentes
disciplinas formativas, articuladas com os saberes e práticas aportados pelas
matrizes culturais ameríndias. No plano institucional, direciona-se ao
desenvolvimento de estratégias de permanência de estudantes indígenas na UFPR e
à consolidação da política afirmativa de educação superior indígena nessa
instituição. Desenvolvido no âmbito do Laboratório de Interculturalidade e
Diversidade/LAID do Setor Litoral da UFPR, o projeto orienta-se por uma ética
atenta a alteridade e por uma sensibilidade aberta a percepção das diferenças,
âmbito universitário.
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